CONCEITUALIZAÇÃO
O percurso literário das crianças é extenso.
As obras selecionadas e as leituras realizadas pelo professor, em classe, são cuidadosamente escolhidas, atendendo a critérios de autoria e qualidade de edição.
As crianças aprendem habilidades sociais e aprimoram a convivência nesta fase.
O trabalho visa a construção da autonomia e da identidade.
Artes, atividades de leitura, escrita e oralidade, língua inglesa, matemática, música e brincadeiras são eixos do trabalho.
Os projetos trazem os conhecimentos histórico-geográficos e naturais.
Temas que abordam o meio ambiente, a diversidade, a convivência e o consumismo, dentre outros, atravessam todo o período da educação infantil.
Extrapolamos o espaço da sala de aula para aprender. Pulamos amarelinha sob as árvores, pintamos nos azulejos, deliciamo-nos no tanque de areia, escutamos história na biblioteca e no parque, pesquisamos nos computadores e nadamos!
Avaliamos as crianças durante todo o processo, acompanhando os progressos e aquisições.
COMO APRENDEMOS
O aluno só aprende um conteúdo qualquer, quando é capaz de atribuir-lhe significado, isto é, quando consegue estabelecer relações substanciais entre o que está aprendendo e o que já conhece.
Assim, esse novo conhecimento é assimilado aos seus esquemas de compreensão da realidade e passa a ser utilizado em novas aprendizagens.
Sabemos que a construção de significados pelo aluno não depende exclusivamente de seus processos cognitivos, mas, também, de suas motivações, expectativas e representações que tem da escola, de seus professores, de si mesmo e do sentido da aprendizagem. Depende ainda de uma densa proposta pedagógica e da qualidade de suas intervenções didáticas.
Os projetos, pensados para cada grupo, contemplam as diversas áreas do conhecimento garantindo a todas as idades aquilo que é próprio da infância e cuidando para que todos os enfoques estejam de acordo com cada faixa etária.
Proporcionamos uma atuação em diferentes contextos, buscando sempre uma postura investigativa.
NÃO HAVERÁ BORBOLETAS SE A VIDA NÃO PASSAR POR LONGAS E SILENCIOSAS METAMORFOSES.
RUBEM ALVES |