Os objetivos influenciam, de forma determinante, todas as ações educativas em sala de aula e na escola. Eles representam programas e estratégias de trabalho diferenciadas em cada nível da escolaridade. São eles:
·Possibilitar formação ético-moral.
·Promover formação científica, tecnológica e cultural atualizada e em bases sólidas.
·Desenvolver a autonomia moral e intelectual, num processo de educação permanente.
·Desenvolver hábitos de aprendizagem baseados no aprender a aprender: reelaborando por si só a argumentação, construindo uma linguagem própria, interpretando e pensando com autonomia, reescrevendo criticamente, elaborando um texto próprio, por exemplo.
·Incentivar a criatividade, o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico.
·Orientar pessoas para relacionar-se com as diferenças sociais, religiosas, sexuais, raciais e culturais de forma não discriminatória.
·Formar pessoas capazes de buscar e implementar soluções criativas aos problemas propostos e com capacidade para adaptar-se às transformações.
·Instrumentalizar pessoas para atuar na comunidade em que vivem, de forma responsável e com sensibilidade social, capazes de ações solidárias.
·Formar pessoas com capacidade de antecipação, estratégicas na solução de problemas novos.
·Formar pessoas comprometidas e inseridas na realidade em que vivem, conhecedoras dos aspectos naturais e históricos do Brasil, com forte sentimento de pertinência ao país.
HÁ MUITAS PESSOAS DE VISÃO PERFEITA QUE NADA VÊM...
O ATO DE VER NÃO É COISA NATURAL.
PRECISA SER APRENDIDO!
RUBEM ALVES |