"Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação." ROSSEAU
 
APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CRESCER COM UM CURRÍCULO DIFERENCIADO.

APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CRESCER COM UM CURRÍCULO DIFERENCIADO.

            Ao pensarmos em uma ESCOLA e ao integrarmos as bases de um currículo para ser desenvolvido com os nossos alunos, preocupamo-nos em construir uma educação infantil que valorizasse o potencial dos pequenos, desenvolvesse conhecimentos e habilidades, cuidando, ao mesmo tempo, que ampliassem sua cultura. E é assim que crescemos na VILLA AMABILE.

            É na época da educação infantil que as crianças são inseridas na vida social,  constroem esquemas e estruturas de pensamento que são fundamentais para toda a vida futura e é em razão disso que as intervenções didáticas precisam ser diferenciadas.  Nossa concepção de currículo, então, vai muito além do conteúdo e do material didático. Aqui, prioriza-se a constituição de sujeitos no mundo da cultura, o que não se dá por transmissão de informações, mas por produção de sentidos e de significados por parte de quem aprende.

            Uma de suas bases é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI),  por meio do qual a construção de conhecimentos se processa de forma integrada e global.

            Duas linguagens são essenciais para um desenvolvimento de qualidade nesta etapa, o brincar e a arte. O grande diferencial de crescer na VILLA e com o MATHEMA é que tomamos o brincar como uma das linhas mestras tanto para desenvolver os parâmetros curriculares nacionais quanto para organizar o procedimento das atividades previstas em cada disciplina que compõe nossa proposta, como a alfabetização, a matemática, o desenvolvimento motor, as ciências sociais e naturais. O resultado é que, mesmo sem a intenção de aprender, quem brinca aprende.

            Vida e aprendizagem estão unidas na experiência de descobrir o mundo. A arte é uma linguagem expressiva com a qual a criança tem afinidade, pois desde suas primeiras experiências no mundo se expressa pelos sons, gestos e, mais tarde, por traços. Lendo obras de arte, entramos em universos imaginários, mundos projetados por artistas de diferentes culturas que nutrem o olhar. No fazer artístico, há o convite à criação, à experimentação de maneiras de se comunicar em diferentes linguagens. Ademais, temos o cuidado de ter a arte como fio condutor dos eixos de matemática, movimento, natureza e sociedade.

            E é assim que crescemos, felizes, sábios e, principalmente, como a infância deve ser!

 VILLA AMABILE

18.03
SUSPENSÃO DAS AULAS
14.07
ÚLTIMO DIA DE AULA
04.07
FESTA JUNINA
04.04
ENCERRAMENTO SEMANA LITERÁRIA
03.02
INÍCIO DAS AULAS
  | Agenda Completa
 

O que você considera mais importante em uma escola?


Proposta Pedagógica
Estrutura Física
Amizades
Professores


A Escola
Nossa Proposta Pedagógica
Objetivos
Espaços Físicos de Aprendizagem
Tempo Integral
Informativos
Eventos
Localização Geográfica
Atividades Extracurriculares
Educação Infantil
Área do Conhecimento
Avaliação
Conceitualização
Dia a dia
Organização Curricular
Musicais
Ensino Fundamental
Conceitualização
Organização e Normas
Avaliação
Eventos
Organização Curricular
Serviços
Calendário
Horário de aula
Indicação Literária
Lista de Material
Galeria de Fotos
 
Fale Conosco
Entre em contato
 
Trabalhe Conosco
Envie seu currículo