"Tudo o que não temos ao nascer e de que precisamos quando grandes nos é dado pela educação." ROSSEAU
 
CURRÍCULO DA VILLA AMABILE

A Escola VILLA AMABILE sempre teve a leitura de textos literários como um de seus sólidos pilares. A título de exemplo, a leitura compartilhada ocupa um espaço bastante significativo no trabalho com práticas de linguagem. Este trabalho se inicia na Educação Infantil, desde os dois anos de idade, através do leitor convencional da classe, que é o professor, e se consolida no Ensino Fundamental, de forma sistematizada.

A preocupação em construir leitores autônomos, com vasto repertório,critérios de escolha, possibilidades de analisar e de falar sobre literatura é nosso objetivo. Para cumprir nossa finalidade, inúmeras são as iniciativas em classe, quais sejam, as leituras realizadas pelo professor em voz alta, as rodas de biblioteca, as reescritas e escritas de versões de contos, textos informativos e outras tipologias e as leituras compartilhadas.

As leituras compartilhadas são cotidianas e utilizam obras se apoiam na atuação do leitor experiente, o professor. É importante que cada aluno tenha o seu exemplar, e a leitura é mediada pelo mestre. Ela propicia situações de reflexão e  discussão sobre a leitura, também possibilita que a classe contemple a obra, faça observações, analise os personagens, suas vivências na narrativa, a linguagem presente no título, o tempo e o cenário em que tudo tem lugar. O professor tem o papel essencial de auxiliar e contribuir para que o aluno aprofunde na exploração e atribua sentido ao texto lido. Manipular o livro também permite que os alunos questionem e argumentem, buscando exemplos na própria obra. Ela é, muitas vezes, grifada e as crianças se apoiam no texto escrito para buscar recursos para escreverem outros textos. À medida que os estudantes avançam nos anos do Ensino Fundamental, eles podem ler capítulos sozinhos em casa ou em classe, a leitura pode ser não só coletiva, mas também individual, ou seja, após já terem construído com o professor uma bagagem que os permita caminharem com autonomia.

Selecionamos livros de acordo com a faixa etária e com o currículo, primando pela qualidade. Ao mesmo tempo, cuidamos para que sejam enredos interessantes aos nossos leitores recém alfabetizados.

Todas estas propostas de leitura contribuem para que nossos alunos avancem em suas habilidades leitoras e sejam capazes de escolher obras com critério, além de conseguirem argumentar sobre o que leram, desenvolvendo aptidões diferenciadas.

18.03
SUSPENSÃO DAS AULAS
14.07
ÚLTIMO DIA DE AULA
04.07
FESTA JUNINA
04.04
ENCERRAMENTO SEMANA LITERÁRIA
03.02
INÍCIO DAS AULAS
  | Agenda Completa
 

O que você considera mais importante em uma escola?


Proposta Pedagógica
Estrutura Física
Amizades
Professores


A Escola
Nossa Proposta Pedagógica
Objetivos
Espaços Físicos de Aprendizagem
Tempo Integral
Informativos
Eventos
Localização Geográfica
Atividades Extracurriculares
Educação Infantil
Área do Conhecimento
Avaliação
Conceitualização
Dia a dia
Organização Curricular
Musicais
Ensino Fundamental
Conceitualização
Organização e Normas
Avaliação
Eventos
Organização Curricular
Serviços
Calendário
Horário de aula
Indicação Literária
Lista de Material
Galeria de Fotos
 
Fale Conosco
Entre em contato
 
Trabalhe Conosco
Envie seu currículo